Primeira peça do projeto OCEANIC® arranca formalmente amanhã na Horta

 

A abertura do Oceanic® Café em frente à marina da Horta, na ilha do Faial, marca o arranque formal e “visível” do projeto OCEANIC®.

O Oceanic® Cafe é um café/bar temático localizado num local onde já funcionou em tempos um armazém e adega de importância histórica, mesmo em frente à Marina da Horta, na ilha do Faial.

O edifício, cuja construção data de 1822, tem um pé-direito de 4 metros o qual é suportado por traves de madeira de 8 metros que foram recentemente restauradas, utilizando os materiais originais.

A decoração inclui uma exibição de arte permanente dedicada à vida marinha. Paredes de basalto, uma nova adega e uma decoração sumptuosa criada a partir de madeiras e outros materiais selecionados localmente, complementam a experiência.

O projeto OCEANIC® é um conceito que combina os melhores aspetos do espírito empreendedor com a promoção da vida marinha, ao mesmo tempo que pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável dos diferentes recursos naturais do Arquipélago dos Açores.

Entre outros aspetos inéditos, o projeto irá incorporar um Oceanário Virtual inédito em Portugal, com um ecrã imersivo de grandes dimensões e tecnologia de vídeo Real Ultra High Definition 4K.

Esta instalação irá oferecer uma oportunidade única de visualização das incríveis criaturas marinhas que vivem nas profundezas do oceano, no seu – até agora desconhecido – ambiente natural.

Uma vez que a ligação à comunidade açoriana é uma das vertentes fundamentais do projeto, o Oceanic® Café terá uma oferta de comida e bebida com particular ênfase nos produtos locais e sustentáveis, incluindo produções orgânicas e uma nova coleção de bebidas especiais.

Finalmente, o Oceanic® Cafe possui um sistema multimédia sofisticado, incluindo um ecrã de grande formato e ultra alta resolução para suporte à organização de eventos e atividades que promovam a utilização sustentável dos recursos marinhos.

 

Abertura e horários

O Oceanic® Cafe abrirá pela primeira vez as suas portas ao público às 19h00 do dia 9 de Junho, incluindo três pequenas apresentações seguidas de degustação de novos produtos e um espetáculo de música ao vivo.

No dia 10 de Junho, o Oceanic® Cafe irá receber o seu primeiro grande evento, a iniciativa Atlantic Cleanup – a maior limpeza de lixo marinho do mundo, na bacia atlântica, a realizar no dia 11 de Junho.

A iniciativa está a ser promovida por um grupo de voluntários baseado na ilha açoriana do Faial, “No More Plastics For The Azores” e que tem já realizado diversas atividades de limpeza de praias e ribeiras no arquipélago, bem como ações de sensibilização junto da população local, incluindo projetos com câmaras municipais, escolas e outras organizações regionais.

Fonte: Açores 9

 
 
 

0 Comentários

Pode ser o primeiro a deixar um comentário.

 
 

Deixe um comentário